Sírios, afegãos e iraquianos
são os principais requerentes

Pedidos de asilo duplicaram<br>na UE

Image 20024

Os pe­didos de asilo a países da União Eu­ro­peia du­pli­caram no ano pas­sado re­la­ti­va­mente a 2014, de acordo com dados do Eu­rostat, pu­bli­cados dia 4.

Mais de um mi­lhão e 255 mil pes­soas so­li­ci­taram a pro­tecção in­ter­na­ci­onal no es­paço co­mu­ni­tário.

A com­provar que as guerras estão na origem da pre­sente vaga de re­fu­gi­ados, o Eu­rostat cons­tata que a mai­oria dos pe­didos foi feita por mi­grantes oriundos da Síria, Afe­ga­nistão e Iraque, por sinal três países de­ses­ta­bi­li­zados por in­ter­ven­ções mi­li­tares di­rectas e in­di­rectas de po­tên­cias im­pe­ri­a­listas, in­cluindo vá­rios países eu­ro­peus.

Os sí­rios li­deram a lista, com 362 800 pe­didos, nú­mero que du­plicou face a 2014. Em­bora ex­pres­sivo, o fluxo de na­ci­o­nais sí­rios para a Eu­ropa é apenas um pá­lido re­flexo da tra­gédia que se abateu sobre este povo.

Com efeito mais de quatro mi­lhões de sí­rios foram for­çados a aban­donar o seu país e mais de dez mi­lhões são des­lo­cados de guerra. A mai­oria não veio para a Eu­ropa, tendo sido aco­lhida no Lí­bano (1,2 mi­lhões), na Tur­quia (dois mi­lhões), na Jor­dânia (650 mil), no Iraque (250 mil) e no Egipto (130 mil).

Os afe­gãos são a se­gunda na­ci­o­na­li­dade com mais pe­didos de asilo en­tre­gues na UE, os quais quase qua­dru­pli­caram para os 178 200.

Lembre-se que as in­ter­ven­ções im­pe­ri­a­listas, com par­ti­cu­lares res­pon­sa­bi­li­dades dos países eu­ro­peus, mantêm o Afe­ga­nistão em es­tado de guerra há mais de 30 anos, sem que a paz se pers­pec­tive.

Os ter­ceiros da lista de pe­didos de asilo são os ira­qui­anos, com 121 500 re­que­rentes, nú­mero sete vezes su­pe­rior ao do ano an­te­rior.

Na origem do êxodo está mais uma vez uma guerra san­grenta de­sen­ca­deada há 13 anos por uma co­li­gação in­ter­na­ci­onal li­de­rada pelos Es­tados Unidos. O con­flito não só não ter­minou como co­nheceu uma nova es­ca­lada com a in­vasão de um terço do ter­ri­tório ira­quiano pelo cha­mado Es­tado Is­lâ­mico, em 2014.

Es­forço de­si­gual

A Ale­manha é o país que re­gistou maior nú­mero de novos pe­didos (441 800, 35% do total da UE), se­guindo-se a Hun­gria (174 400, 14%), a Suécia (156 100, 12%), a Áus­tria (85 500, 7%), a Itália (83 200, 7%) e a França (70 600, 6% do total).

Em termos com­pa­ra­tivos, os países com maior in­cre­mento de pe­didos foram a Hun­gria (320%), a Áus­tria (230%), a Bél­gica (180%) e a Es­panha (170%).

Os dados do ga­bi­nete eu­ropeu de es­ta­tís­ticas mos­tram ainda que o Reino Unido, país que tanto alarme tem criado em torno da questão dos mi­grantes, apenas re­cebeu 3,1 por cento dos pe­didos de asilo.

Re­la­ti­va­mente à po­pu­lação de cada país, a Hun­gria en­ca­beçou a lista com perto de 18 mil re­que­rentes por mi­lhão de ha­bi­tantes, se­guindo-se a Suécia com 16 mil por cada mi­lhão, a Áus­tria com cerca de dez mil, a No­ruega e a Fin­lândia com perto de seis mil cada, e só de­pois a Ale­manha com quase 5500 re­que­rentes de asilo por mi­lhão de ha­bi­tantes.




Mais artigos de: Europa

Chumbado acordo à direita

O se­cre­tário-geral dos so­ci­a­listas de Es­panha, Pedro Sán­chez, fra­cassou, dia 4, na se­gunda ten­ta­tiva para obter o apoio do par­la­mento à sua in­ves­ti­dura como pri­meiro-mi­nistro.

Fico perde maioria

O pri­meiro-mi­nistro es­lo­vaco, Ro­bert Fico, so­freu uma pe­sada der­rota nas elei­ções le­gis­la­tivas de dia 5, com­pro­me­tendo a con­ti­nui­dade do seu go­verno.

França vende aeroportos

O governo francês iniciou na semana passada o processo de privatização dos aeroportos de Nice Côte d’Azur e de Lyon. Com a operação, o ministro da Economia, Emmanuel Macron, revelou que espera um encaixe financeiro de 1,5 mil milhões de euros. A intenção...

O relatório

Passaram cinco anos desde o início da implementação do chamado Semestre Europeu. Peça-chave no processo de concentração de poder no seio da UE, espoletado na resposta à irrupção da fase mais aguda da crise na (e da) UE, o Semestre Europeu consiste num...